top of page

Conheça os processos de estamparia

  • Foto do escritor: Elisete
    Elisete
  • 17 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de out. de 2019

Usar roupa é uma necessidade humana desde nosso nascimento. No início da civilização, a roupa servia apenas para um fim básico, nos proteger do frio. Com o passar do tempo, ela passou a fazer parte de nossos desejos e também forma de expressão para com as pessoas ao nosso redor. Através das roupas passamos a pertencer a uma determinada tribo, desenvolvemos um código social. E por este motivo, as pessoas vivem em constante processo de criação de suas roupas, para mostrar ao mundo que está e evoluindo conforme as tendencias de comportamento social. A moda entra e sai, ano após ano. Porém, a estamparia sempre está em alta, mudam os motivos e as técnicas de estamparia, mas as pessoas continuam gostando de adornar seu corpo com estampas.


Neste post irei falar sobre as técnicas de estamparias. Ela tem evoluído muito com o passar dos anos. No passado, a impressão em tecido era feita de forma manual, por meio de uma série de técnicas distintas, como por exemplo Blocos e Estêncil. Atualmente temos um leque de opções para estampar os mais diversos tipos de tecido. São elas:


* Silk ou Serigrafia

* Transfer

* Sublimação

* Impressão Digital




* SILK OU SERIGRAFIA

Esse método é um dos mais antigos. Tem baixo custo de equipamentos, maior durabilidade, fica muito bom nos tecidos escuros. Utiliza-se 1 quadro para estampar cada cor. Utilizando a quadricromia (4 quadros um para cada cor), podemos alcançar um excelente resultado final. Porém o custo para a confecção dos quadros é alto e não compensa estampar pouca quantidade de camisetas, isso gera prejuízo.


Como é feito o processo dessa estamparia:

Neste método de estamparia são utilizados telas, de material sintético, que são gravadas, deixando espaço para a passagem da tinta nos locais desejados. È um processo bem rústico. O processo para estampar é feito com a colocação da tinta sobre a tela com a utilização de um rodo para distribuir bem a tinta por todo o espaço onde tem os pontos abertos do quadro. Para cada cor será necessário o uso de uma tela, sendo que pode haver cores sobrepostas, que criam uma cor secundária.


*TRANSFER

O Transfer nada é do que a transferência de uma imagem em papel para a camiseta. Tem baixo custo de produção, pois a imagem pode ser impressa em uma impressoara jato de tinta em um papel apropriado para transfer. Para Transferir a imagem do papel para a camiseta, é utilizado uma prensa térmica. Pode também ser impresso em camisetas escuras, porém fica uma aspecto de plastificado ao toque. O lado ruim é que não tem durabilidade, pois perde o brilho das cores nas primeiras lavagens.



*SUBLIMAÇÃO

Esta técnica pode ser utilizada somente em tecidos 100% poliéster. A técnica de impressão é semelhante ao transfer. A diferença é que o pigmento é sedimentado sobre o tecido, sem necessidade de passar pelo estado líquido. O desenho é impresso em um papel com tinta sublimática. Esta tinta passa do estado líquido para o sólido. Depois de ser impressa no papel, o mesmo será prensado junto com o tecido, em altas temperaturas. Neste estágio a tinta do papel, que está em seu estado sólido, passa pelo estágio gasoso (vaporiza) e adere totalmente ao tecido.


Funciona meito bem em camisetas brancas de poliéster ou em outros objetos e acessórios como o caso de bonés, canecas, etc... Não tem limites de cores, pode ser feito em toda área da camiseta ou tecido e a parte interna continuar é sendo branca.

Processo de baixo custo e rápido. Lembrando não é possível estampar em tecidos escuros.




*IMPRESSÃO DIGITAL

A mais recente forma de estampar tecidos. A impressão digital é feita diretamente no tecido e é possível imprimir em tecidos escuros, sem aquele aspecto plastificado do transfer. Não tem limites de cores. Pode ser impresso nos tecidos de algodão. Não necessita de quantidade mínima para estampar. Um processo ágil e fácil de aplicar. Para o consumidor final é o melhor custo e benefício. Para quem quer empreender, o custo com este equipamento, tinta e manutenção da máquina é o mais elevado de todos processos apresentados.


Agora que você já sabe sobre as técnicas de estamparias, pode escolher a que melhor se adapta a sua situação. Espero que tenha gostado!


Abraço, até mais!

1 comentariu


adriane.ans
18 sept. 2019

Parabéns pelo blog Li. Com certeza fará muito sucesso e ajudará muitas pessoas. Sou sua fa.

Apreciază
bottom of page