top of page

Benefícios da Arteterapia

  • Foto do escritor: Elisete
    Elisete
  • 16 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Você já ouviu falar de Arteterapia?


A arteterapia integra o nosso "eu interior" com as "outras pessoas", ajuda a libertar nossas emoções contidas no subconsciente, criando condições de expressar esses sentimentos.

Nesse processo de descoberta, é possível vivenciar diversas experimentações e conexões com a sua essência, colocando você em contato com o seu "eu" verdadeiro.


Segundo Isadora Duncan, a arteterapia, melhora a qualidade das relações humanas porque se concentra no fator emocional, essencial em todo ser humano, nos ajudando a ser mais conscientes de aspectos obscuros, e facilitando deste modo o desenvolvimento da humano.


A arteterapia usa da arte como ferramenta de forma visual para materializar nossas emoções, nos auxilia no resgate da autoestima e da confiança, reestruturando o encontro com nossa personalidade. Se utiliza das artes plásticas como meio de restaurar a saúde mental, o bem estar emocional e social das pessoas.



Quais as artes utilizadas na terapia psicológica?


Todas as artes visuais e que se usa as mãos e o corpo para a expressão, são utilizadas nessa terapia. São elas:

  • Pintura;

  • Escultura no barro;

  • Recorte e colagem;

  • Desenho;

  • Teatro;

  • Contos;

Na música se utiliza instrumentos, voz, ritmo, sons e na escrita podem ser utilizados diferentes gêneros. Para cada tipo de processo, criativo existe uma reação, uma liberação ou um desbloqueio de sentimentos aprisionados no intimo de cada pessoa. As experiências com o processo criativo pode externar sentimentos de abandono, perda, dor e repressão.



Por exemplo, na dança existe uma evolução que passa pelo momento de conscientização do próprio movimento, que seguem o ritmo do som que pode liberar a sua emoção e uma gama de sentimentos e aprisionados melhorando a sua comunicação com os outros.




Na pintura, deve-se deixar a mão correr solta, os traços devem seguir sem a intervenção analítica da mente. Um processo que ajuda no desbloqueio de sentimentos e pensamentos que travam a mente.




Na música cantada, é possível desbloquear a respiração, liberar o ar do peito, soltando fazendo uma troca de sentimentos, conforme a respiração. Inspira-se os bons sentimentos e respira, joga pra fora os sentimentos negativos.



Na escrita, utilização a imaginação criando e recriando suas experiências de vida. Começa com um tom mais dramático até chegar á recreação de contos na ficção.



No teatro, a atuação através do personagem fictício, liberta os sentimentos do paciente que se situa entre a realidade e a ficção.


Nas esculturas de argila, existe um dialogo com a matéria o que favorece o reencontro da pessoa com o mundo físico, criando uma conexão do barro com a pessoa.


A arteterapia nos ajuda na melhoria da qualidade das nossas relações, facilita o desenvolvimento humano. Liberar nossas emoções nos auxilia em nossa saúde física e mental, melhorando nosso rendimento profissional. Quando estamos emocionalmente equilibrados, conseguimos compreender o que estamos sentindo e também o que a outra pessoa está sentindo, aumentando nossa empatia.



A arteterapia e seus benefícios



As vantagens da arteterapia:

  1. Estimula a concentração e memória

  2. Condiciona a melhora das habilidades físicas e coordenação motora

  3. Estimula a pessoa a expressar sentimentos difíceis de verbalizar

  4. Estimula a imaginação e a criatividade

  5. Diminui o estresse e a ansiedade

  6. Melhora a autoestima e confiança

  7. Auxilia a identificação e esclarecimento de problemas ocultos ou preocupações

  8. Desenvolve habilidades latentes

  9. Ajuda a refletir e motiva a pensar

  10. Aumenta a capacidade de comunicação


Crianças, adolescentes, adultos e idosos, podem se utilizar da arte, sendo esta aplicada a nível terapêutico e educativo. No caso educativo, as técnicas cognitivas-comportamentais são utilizadas para complementar ou instruir sobre aspectos que influenciam no desenvolvimento da educação.


Nosso inconsciente é estimulado por símbolos, muito mais do que por palavras, sendo assim, o uso da arteterapia produz um agente facilitador no processo de reflexão e compreensão através do uso das artes e que auxilia a explorar temas obscuros da nossa mente.


Você sabia que algumas pessoas conseguem associar cores a sons, aromas, imagens, números e letras? Essas pessoas possuem estímulo neurológico que produz duas percepções de natureza diferente. Mas isso já é assunto para um próximo post.

Abaixo deixo com vocês a arte de Melissa McCracken, uma artista sinesteta.



Tela de artista Melissa McCracken produzida ao ouvir Bach, "Cello Suite No. 1"


Musica Bach, "Cello Suite No. 1"



Então, espero que vocês tenham gostado. Compartilhe esse post se você gostou e me ajude a divulgar este blog. Muito Obrigada!


Comments


bottom of page