top of page

Dicas para estimular sua criatividade

  • Foto do escritor: Elisete
    Elisete
  • 11 de out. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de out. de 2019

Estamos acostumados ao ouvir das pessoas que a criatividade é um “Dom” natural, um presente divino, que foi dado a algumas pessoas. Isso é balela. Qualquer pessoa pode desenvolver a sua criatividade. Ela precisa ser praticada, assim como você aprende a tocar um instrumento, aprende a utilizar um software de informática, dirigir um automóvel ou andar de bicicleta. Basta aprender e praticar. E praticar muito, quanto mais prática melhor.

Vou te dar algumas dicas para que você desenvolva a sua criatividade.

1) Crie um ambiente adequado

Sim. Um ambiente adequado para te dar estímulo e suporte. Você já percebeu o ambiente em que vivem as crianças? Então, as crianças estão imersas no seu mundo de fantasias e criatividade elas exalam uma excelente energia criativa, não temem críticas, não tem vergonha ou medo de errar. Quando crescemos, passamos a ter vergonha. E perdemos muito da nossa criatividade natural por medo do fracasso.


Algumas empresas já se deram conta de que o ambiente de estímulo, pode ajudar a desenvolver a criatividade de seus funcionários, por esse motivo estas empresas investem em ambientes mais descontraído, com salas de jogos e espaço para brincadeiras. Os funcionários podem relaxar e descontrair. Em meio a esse ambiente, é que surge as ideias, as vezes maluca, mas não descarte nenhuma ideia, por mais maluca que ela possa parecer, muitas vezes esta ideia pode ser lapidada e posta em prática. As empresas que valorizam a criatividade devem investir no seu espaço criativo para extrair de seus funcionários melhores resultados.


2) Inscreva-se em um novo curso

Se você escolher pintar, trabalhar com escultura, aprender um instrumento musical, fazer gastronomia ou aprender um idioma totalmente novo, você vai sentir a criatividade florescer, e estará saindo da sua zona de conforto para descobrir um mundo novo. E isso é excelente para o estímulo criativo.


3) Comece logo, não deixe o tempo passar

É eu sei, às vezes precisamos começar e a inspiração não surge. Mas vamos lá, segura a peruca e comece de qualquer maneira. Mesmo que você não tenha disposição, enfrente o seu crítico interno e meta a mão na massa. A inspiração chegará em meio ao processo.


4) Olhe ao seu redor e mude as suas perspectivas

Coloque-se no lugar do outro e faça a seguinte pergunta: Como uma criança faria essa tarefa? Como este empreendedor faria? Como meu patrão faria? Como meu colega de trabalho faria? Como meu concorrente faria?


5) Desperte o lado direito do seu cérebro

Procure estimular este lado do seu cérebro respirando apenas pela narina esquerda. Tente escrever com a mão esquerda se você for destro. Faça exercícios com a perna esquerda. Pratique alguma atividade artística, como tocar algum instrumento ou desenhar, isso também estimula o lado esquerdo do seu cérebro.


6) Prestigie as artes

Visite museus, galerias de artes, orquestras sinfônicas, shows de rock, leia obras clássicas de literatura, poesias. quanto mais informações artísticas mais aguçado se tronará o seu senso artístico e seu lado criativo.


7) Perceba e sinta a natureza

Ao observar a natureza você se conecta com ela e ativa a sua intuição e inspiração. Da

Natureza podem surgir grandes obras de arte ou ideias, como aconteceu com o suíço Geoges de Mestral, inventor do velcro. Ele notou que as sementes de bardana se prendiam as suas calças e com isso inventou o produto que até hoje é utilizado para diversos segmentos.


8) Assista filmes de comédia

Edward de Bono, escritor do livro "Estou certo, você está errado", explica que o humor é baseado em uma lógica muito diferente da lógica tradicional. Para ele o humor é uma troca de padrões, por isso o humor tem como base a criatividade, pois é possível transformar alguma situação normal em um padrão inversamente divertido.


9) Faça associações

Associe idéias e coisas, procure recriar algo a partir dessa associação.

Por exemplo, rodas+cadeira= cadeira de rodas.

"Criatividade é a capacidade de ver relacionamentos onde não existiam" (Thomas Disch)


10) Rabisque no papel

Rabiscar é um método que vai ajudar a permanecer engajado durante uma atividade.

Os rabiscos podem melhorar a recordação e ativar os neurônios, criando novas ideias e conexões. Steve Jobs, usava de rabiscos para estimular a criatividade.


11) Compre um bloco de desenho

Sempre que você tiver um tempo, comece a desenhar. Desenhe o que você estiver vendo a sua frente. Não se decepcione se o desenho não sair perfeito, apenas pratique. Com a prática você vai melhorando. O objetivo aqui é praticar e desenvolver a criatividade. Se você fizer isso alguns minutos por dia, vai perceber o desenvolvimento da sua criatividade.


12) Procure não ser interrompido

Sim, eu compreendo, não é fácil evitar as interrupções, mas evite o máximo possível, deixe seu celular no silencioso por algum tempo, procure um lugar tranquilo que não disperse sua atenção. Se isso não for possível, use um fone de ouvido, ouça uma música tranquila e foque no seu trabalho.


13) Seja curioso

Busque saber sobre tudo, pergunte, pesquise e esteja sempre atualizado.

“A pessoa criativa quer ser uma pessoa que sabe tudo. Ele quer conhecer todos os tipos de coisas - história antiga, matemática do século XIX, técnicas atuais de fabricação, futuros de suínos. Porque ele nunca sabe quando essas informações podem se unir para formar uma nova ideia. Pode acontecer seis minutos depois, seis meses ou seis anos. Mas ele acredita que isso vai acontecer. (Carl Ally)


14) Tenha foco

Muitas vezes grandes ideias criativas se formam depois de um longo tempo de concentração. Procure focar apenas em um projeto por vez.


15) Faça o exercício dos 30 circulos

Em um papel desenhe 30 círculos. A partir de agora marque 1 minuto e procure desenvolver varias imagens a partir desses círculos. Por exemplo, de um circulo crie um laranja cortada ao meio, ou uma lua cheia. Quantos você consegue fazer em um minuto? Pense em quantidade e não em qualidade. Saiba que a maioria das pessoas adultas, tem dificuldade de chegar aos 30. Diferente das crianças, isso se deve ao fato de que adultos são muito críticos, perfeccionistas e querer fazer algo original. Este exercício criativo foi desenvolvido pelo pesquisador Bob Mckim e é apresentado na paletra TED de Tim Brown Creativity and Play .



16) Estude sempre

Nunca pare de estudar, você pode aprender muito a qualquer momento, seja assistindo vídeos, lendo, viajando e até conversando com pessoas que tem mais bagagem do que você. Procure aprender com as pessoas que você considera os melhores na sua área.


Como dizia Albert Einstein "Criatividade é a inteligência se divertindo".


Fiz um vídeo resumindo o assunto pra fixar melhor os tópicos:




Esta é minha estréia no Youtube. Espero que vocês tenham gostado.

Se gostou, compartilha o post e inscreva-se no canal e no blog.

Até mais!

Abraço!






Comments


bottom of page