Tecido a base de fibras de leite.
- Elisete
- 4 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2019
Quem diria que resíduos do leite azedo, pudesse ser transformado em um tecido semelhante a seda e ainda hidratar sua pele?
A designer de moda italiana Antonella Bellina, conseguiu esta façanha. Depois de muitos estudos que a ciência percorreu, agora é possível desenvolver um tecido de leite sem uso de processo químico e tóxico. Esta técnica já foi tentada pela primeira vez por volta de 1930, porém devido ao processo químico se tornou inviável a sua produção.
Antonella Bellina, utiliza corantes naturais na produção de seus tecidos. Sendo eles mirtilos, cebola roxa e sobras de café. Garantindo assim um processo de sustentabilidade ambiental.
O tecido produzido por Antonella é 100% natural.
Acompanhe o video abaixo pela reporter: Sarah Morris TRT world Tuscany
Transcrição do vídeo abaixo:
E agora a mágica começa a girar.
Leite azedo, em roupas é a especialidade Antonella Bolinas.
Normalmente ela faz isso em escala comercial em uma
fábrica. Mas hoje ela está voltando para básico para explicar como é feito.
A temperatura deve chegar a 250 graus, depois é adicionado ao leite, ácido cítrico aquecido para separar o caminho da proteína conhecida como caseína. É o invólucro usado para fazer o tecido, mas eu não posso te mostrar o próximo passo porque é um segredo.
Sabemos que a caseína é seca e moída em um pó. Uma máquina de algodão gigante, descrita como girador de doces, transforma esse pó em uma fibra que gira até que se assemelhe ao algodão (doce).
Como fazer um fio. Por exemplo, para um quilo de fibra de leite, usamos menos de 1 litro de água, para economizar água em comparação, se você considerar que para fazer um quilo de algodão você tem usar algo como 15 quilos de água. Estas máquinas tecem a linha em uma tecido pronto para ser transformado em uma roupa.
Para uma camiseta, leva um litro e meio de leite para fazer e o produto final. A camisete é ideal para pessoas com sensibilidade de pele.
Este produto é natural porque vem do leite, mas não só isso porque é biológico, porque não usamos nenhum produto químico nele, mas também por suas propriedades especiais, porque é antibacteriano e anti-alérgico e também hidrata a pele.
Fábricas funcionam com redução de energia solar as emissões de CO2 da empresa, por enquanto o foco está nas roupas, mas no futuro ela espera expandir para roupas de cama e
até produtos médicos, como curativos.
O tecido de leite foi produzido pela primeira vez no 1930, mas naquela época era um produto químico de processo pesado. A ciência percorreu um longo caminho e aqui na Dell'arte o foco está em sustentabilidade ambiental, mesmo o corante que eles usam vem de produtos naturais, coisas como restos de café cebolas vermelhas e mirtilos.
Exitem algumas lojas selecionadas em todo o mundo. Por exemplo, uma t-shirt custa cerca de US $ 60 enquanto uma roupa de bebê é vendida por quarenta. E além de tudo a camisete deixa sua pela respirar. Quando você usa não sente sua pele sufocada.
Indústrias estão sob pressão global para reduzir sua pegada de carbono, vê o tecido da
Dell'arte como um concorrente ecológico de produtos químicos e fibras sintéticas e uma chance de ajudar a ordenhar um resíduo natural para um produto que vale a pena.
Gostou da novidade, então se inscreva no blog se ainda não se inscreveu.
Compartilhe esse post nas redes sociais.
Obrigada!
Até mais!
Comments